Diferenciais que ajudam a aumentar a frequência de visitas ao supermercado

visitas ao supermercado

Um consumidor faz em média 4 visitas ao supermercado por mês, e costuma dividir suas compras entre dois ou mais estabelecimentos.

As pessoas mudaram seus hábitos alimentares de compra. Elas estão menos fiéis às marcas, gastando menos e fazendo mais visitas ao supermercado. Neste cenário, para não perder espaço, o supermercadista precisa saber como usar os recursos que tem para ganhar a preferência do consumidor.

O desafio é atrair novos clientes e reter os atuais

O supermercado é um local de compra bastante usual e a população já está familiarizada com esse ambiente.

Com autoridade no assunto, os consumidores acompanham as promoções e a média dos preços no seu dia a dia.

Em muitos casos, os clientes conhecem os atendentes pelo nome. Sabem onde encontrar o produto que precisam e, ainda, quais os melhores dias e horários para as compras.

Indiretamente, eles acabam sendo afetados (positiva ou negativamente) por todas as ações feitas pelos supermercados e, ainda, se ressentem facilmente com as mudanças.

Por toda essa facilidade de acesso à informação, os clientes acabam escolhendo os estabelecimentos onde se sentem mais acolhidos, melhor atendidos e com promoções que vão de encontro com seu poder de compra. Portanto,vence quem conseguir reunir os melhores atributos para atrair e manter esse cliente satisfeito.

Diferenciais que definem as escolhas dos consumidores

Quando falamos em atributos que induzem o consumidor na escolha do estabelecimento, o preço, a qualidade e a variedade figuram no topo da lista.

Mas nem sempre o preço é o maior influenciador na tomada de decisão. Ele é um fator importante, mas se o conjunto dos demais benefícios não for favorável, o consumidor não irá aceitar pagar mais se o ambiente e atendimento não estiverem do seu agrado.

Também é importante citar que há algumas diferenças entre os gêneros, no que se refere aos aspectos mais valorizados no supermercado. Enquanto os homens procuram por mais praticidade, as mulheres são mais críticas e atentas aos detalhes.

Produtos que levam os consumidores às compras

Diferenças à parte, existem produtos que são chamarizes naturais e, por isso, são usados como iscas para aumentar o número de visitas ao supermercado.

De acordo com estudos da CVA Solutions, as categorias que mais levam os consumidores ao supermercado são:

  • Alimentos da cesta básica: 35.8%
  • Higiene e beleza: 3.4%
  • Frutas, legumes e verduras: 12.9%
  • Bebidas alcoólicas: 3.1%
  • Carnes e aves frescas: 10.9%
  • Produtos de padaria: 3.1%
  • Produtos de limpeza: 4.4%
  • Produtos congelados: 2.6%
  • Laticínios: 3.7%
  • Frios e embutidos: 2.6%

Sabendo disso, se a sua intenção é atrair clientes para o seu supermercado, procure fixar seu planejamento de ofertas nestas categorias.

Serviços que ajudam a atrair e reter clientes

Além dos produtos convencionais como alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal, explorar produtos e serviços diferenciados tem sido uma estratégia valiosa para muitos supermercadistas.

A lógica está em oferecer mais praticidade para o cliente, trazendo pra dentro da loja setores como eletrodomésticos, vestuário, bazar, entre outros. Quanto mais comodidade ele tiver, mais fiel à sua loja ele vai ficar.

E se antes esta era uma exclusividade dos hipermercados, hoje o leque está bem mais aberto. Pequenas redes e mercados menores também têm visto ótimas oportunidades sendo diferentes, inovando no atendimento e mix de produtos. Tudo para agradar o cliente que busca por agilidade.

Isso fez surgir novos modelos de negócios. Alguns deles reúnem atributos de supermercados de bairros, mas estão cheios de opções. Nesses locais você encontra diversos tipos de queijos, sushi feito na hora, degustação de comida e bebida, entre outros mimos.

Esse mix variado parece ter caído no gosto da população, tornando as visitas ao supermercado menos monótonas e mais funcionais.

E se está agradando os consumidores, o varejista só tem a comemorar. Afinal, se o tempo de permanência dentro do supermercado aumenta, o volume gasto pelo comprador tende a acompanhar essa crescente.

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