Marketing para idosos: como atender bem o público sênior no supermercado

Marketing para idosos

Os idosos possuem uma capacidade econômica bastante representativa, mas boa parte do mercado de varejo não tem dado atenção para suas necessidades e desejos. E você, o que você tem feito para atender este público?

As ações relacionadas ao marketing para idosos têm ganhado força no cenário estratégico do varejo de consumo nacional. O Brasil já soma mais de 30 milhões de idosos, tendo as mulheres como maioria nessa faixa etária.

Além da fatia demográfica, os idosos que ainda estão na ativa têm a maior renda mensal de todas as idades do país: R$ 2.815 contra a média geral de R$ 2.080, segundo dados do IBGE.

No entanto, mesmo com tamanha representatividade, essas pessoas afirmam quese sentem excluídas e pouco representadas quando vão às compras. Portanto, comece a pensar em mudar alguns detalhes dentro do seu supermercado, e promova uma sensação diferente para este público.

Por que investir no marketing para idosos?

Se os dados que apresentamos nesse artigo servem de alerta estratégico, saiba que as estatísticas apontam um crescimento acelerado nos próximos anos. Até 2050, segundo dados da OMS, as pessoas acima de 60 anos devem somar, juntas, nada menos do que um quinto da população mundial.

Estas pessoas têm maior possibilidade de irem ao supermercado mais de uma vez durante a semana, pois gostam de ofertas regulares (aquelas específicas para cada dia). Além disso, os idosos tendem a ficar mais tempo dentro da loja, pesquisando preços, observando as novidades, ou simplesmente passeando pelos corredores.

Esse fato, somado aos avanços tecnológicos e a expectativa de vida, não deixam dúvidas de que este é um nicho de mercado que não pode ser ignorado.

Por isso, o supermercado que quiser gerar fidelidade com este público, precisa saber como atrair e conquistar a confiança deles.

Dicas para atender bem um idoso no supermercado

Estudos mostram que o marketing para idosos não tem sido explorado, como deveria, dentro dos supermercados. O atendimento ainda não consegue identificar oportunidades de gerar negócios, e as limitações físicas não são levadas em conta.

Exemplos dessas práticas podem ser vistos nas letras miúdas das seções, nas embalagens, nos carrinhos de compra pesados, nos produtos expostos em gôndolas baixas demais, e por aí vai.

Que tal fazer do seu estabelecimento um modelo diferente?

Alguns ajustes no atendimento e adaptações no ponto de venda, podem trazer benefícios, tanto pra você, quanto para os idosos. Serviço, tecnologia e design precisam andar de mãos dadas para responder adequadamente ao envelhecimento da população.

Mantenha o foco na acessibilidade

Além da rampa de acesso e do atendimento preferencial, o supermercado precisa preparar o estabelecimento para fazer com que o público sênior se sinta acolhido.

Para isso, os gestores devem levar em conta as necessidades, desejos e limitações físicas que eles apresentam.

O resultado desse cuidado pode vir desde os cartazes de oferta com letras maiores, corredores mais largos para facilitar a passagem, esteiras para os carrinhos de compra, e seguir até as motos elétricas, destinadas às pessoas que têm dificuldade para se locomoverem.

Adeque o seu mix de produtos

A terceira idade, no geral, possui necessidades nutricionais especiais que, muitas vezes, implicam em uma alimentação restrita. E isso precisa ser levado em conta na elaboração do mix de produtos.

Apesar de ser uma obrigação dos fornecedores apresentarem embalagens legíveis, nem sempre é possível encontrar facilidade na leitura. Por isso, ofereça ajuda aos mais velhos através de atendentes ou por meio de cartazes que tragam as informações que eles mais questionam.

Aqui também vale acionar os fornecedores para que disponibilizem – quando possível – promotores para tirar dúvidas e esclarecer melhor sobre aplicações e uso dos produtos.

Valorize o relacionamento com o idoso

Um dos pontos mais valorizados pelos idosos em um supermercado é o atendimento. Quando este serviço é prestado com paciência e atenção genuína, eles confiam mais no estabelecimento. Como resultado, eles passam a frequentar mais vezes o local.

Não se preocupe em exagerar nas conversas. Eles adoram um bom papo com os colaboradores, conhecidos e amigos que fazem no estabelecimento.

Quando a sinergia acontece, o resultado não poderia ser diferente: o idoso faz suas compras se sentindo valorizado e volta repetidas vezes, se tornando fiel ao estabelecimento.

Sinalize bem as seções

Como você pode ver, os novos tempos exigem novos olhares, um atendimento acessível e criativo. Portanto, se você quer aplicar técnicas de marketing para idosos no seu supermercado, a sinalização dos corredores é algo relevante e tem sido levado em conta por eles.

A comunicação visual no interior da loja deve ser convidativa e confortável para esse público. Evite utilizar letras muito pequenas, layouts carregados, duplo sentido nas frases e gírias modernas. Tudo para que o idoso consiga ler sua mensagem e entendê-la.

Agora, nem pense em subestimá-los! Eles querem ser tratados com seriedade, tendo sua lucidez e poder de compra respeitados.

Ofereça áreas de descanso e serviços extras

Para minimizar o desconforto dos idosos e facilitar a compra, vale a pena investir em ações para que o idoso consiga realizar suas atividades sozinho. Sobretudo, porque eles almejam continuar sendo independentes.

Nesta realidade, são inúmeras as possibilidades. A compra por telefone e a entrega na residência são bons exemplos.

Outras melhorias na experiência de compra também devem ser vistas com bons olhos, em especial na iluminação, na temperatura e na aquisição de outros equipamentos. Além, é claro, da inclusão de serviços complementares, como farmácias, caixas eletrônicos, ponto de táxi, serviço de entrega, etc.

Para finalizar, tenha sempre em mente que os idosos prezam muito pela segurança na hora da compra. Ganhar esta confiança é o melhor aliado que você pode ter.

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