As compras no supermercado e as escolhas alimentares dos brasileiros

escolhas alimentares

Como reflexo de uma preocupação maior com o bem estar, as pessoas estão mudando seus hábitos alimentares, priorizando opções mais saudáveis.

Há quem diga que ser saboroso é o atributo que mais importa em uma refeição. Há pessoas que afirmam ser a praticidade, enquanto que para outras é a saudabilidade que mais conta nas escolhas alimentares.

Para além do gosto de cada um, a verdade é que hoje todos estes atributos têm um peso importante na decisão de compra de alimentos no supermercado.

Mais do que o preço, as pessoas têm buscado uma melhor qualidade de vida.

Consumidores estão fazendo escolhas alimentares mais saudáveis

A frase “somos aquilo que comemos” nunca fez tanto sentido na vida dos brasileiros, mostrando que, além de conhecida, a premissa é também verdadeira.

Diversas doenças têm sido associadas à má alimentação fazendo com que as pessoas fiquem mais atentas ao que colocam no prato.

Preocupadas com a saúde, 27% das famílias brasileiras mudaram a alimentação no último ano.

Nesta onda, pouca gente duvida da estreita ligação que a dieta de cada dia tem com a saúde. E essas boas escolhas já começam no mercado, na hora da compra.

Assim, boa parte da população tem optado por colocar no carrinho mais produtos frescos e menos alimentos processados.

Além disso, é visível também a redução no consumo de carne vermelha e a substituição de alguns itens, vistos como vilões para uma dieta saudável. É o caso do açúcar refinado que vem sendo substituído pelo demerara. Outra troca bem visível são os refrigerantes, que vem sendo trocados pelos sucos de fruta.

Frutas e legumes prontos para o consumo se revelam como sendo uma oportunidade

Com a intenção de levar mais saúde para o prato, a população tem aumentado também o consumo de frutas, legumes e verduras.

Desde 2014, a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) tem acompanhado esses dados. Em 2017, a participação nas vendas deste tipo de produto cresceu de 6,1% para 9,1%.

No entanto, a vida agitada ainda pode ser vista como um obstáculo para o preparo desses alimentos. Nem todo mundo tem paciência e tempo para higienizar, cortar e aguardar o tempo necessário para o cozimento destes alimentos.

Pensando nisso, novas oportunidades se abrem quando os supermercados passam a oferecer frutas, legumes e verduras em embalagens prontas para consumo, já cortados e higienizados.

Além, é claro, de um mix mais variado destes itens, com opções de alimentos saudáveis e congelados.

Estes produtos estão sendo muito procurados atualmente. Muito disso se deve às escolhas alimentares da população, que têm priorizado a alimentação saudável. Visto que essa é uma tendência que cresce em todo o mundo.

A parte física dos supermercados precisa se adaptar para não perder o cliente

Além do mix de produtos, a própria organização das gôndolas precisa ser adaptada para atender bem as novas escolhas alimentares dos brasileiros.

Um bom exemplo disso é o hortifruti. Até hoje, esta seção é tipicamente localizada nas extremidades dos supermercados, pois o consumidor já sabe disso.

Manter a alimentação saudável ainda é uma luta para muitos consumidores. Por isso, muitos deles evitam corredores onde os biscoitos, chocolates, lanches e outros alimentos processados tendem a se concentrar.

Um estudo desenvolvido por Scott Huettel, professor de psicologia e neurociência da Duke, reafirma essa tese.

Segundo ele, as pessoas, ao verem um alimento saudável e um alimento não saudável, tendem a escolher o alimento indulgente. Mas, se você adicionar mais alimentos não saudáveis nesse conjunto, parece que, de repente, a comida saudável se destaca.

Tudo junto e misturado

A pesquisa constatou que a escolha do comprador é influenciada pela disposição e o tipo de produto que o comprador enxerga lado a lado na gôndola. E a razão para isso pode estar no visual.

Hoje em dia, os alimentos saudáveis e os não saudáveis estão bem separados.

Se estivessem mais próximos, e o alimento saudável conseguisse competir pela atenção do comprador, haveria mais chances dele ser posto no carrinho. Foi o que aconteceu na pesquisa.

Quando as pessoas olhavam para uma ilha cheia de brócolis e repolhos, elas ficavam menos encorajadas para escolhê-los. Já quando um um salmão foi colocado em meio a uma prateleira de biscoitos, ele se destacou visualmente para elas.

Para colher bons resultados

Ficar atendo às novas tendências nas escolhas alimentares da população é uma oportunidade imensa para o supermercadista. Sobretudo para que ele possa avaliar e ampliar o sortimento do seu estabelecimento.

Nessa dinâmica, mais do que nunca, é preciso entregar ao cliente aquilo que ele procura no supermercado. E acima disso, manter um relacionamento mais humanizado com as pessoas. Tudo para que elas percebam que estão sendo bem cuidadas enquanto fazem suas compras, independente das preferências que tiverem.

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