Como organizar a seção de hortifruti do seu supermercado para encantar a clientela

seção de hortifruti

A boa aparência na seção de frutas e legumes faz toda a diferença nas vendas. Mas, para que isso aconteça é preciso cuidar da arrumação, sinalizar o ambiente e atrair os clientes de maneira natural para este ambiente.

A seção de hortifruti tem feito sucesso ajudando a aumentar as vendas dos supermercados. Um fator que contribui muito pra isso é a preocupação das pessoas em incluir dietas saudáveis no cardápio de refeições.

Pra que você consiga ir de encontro a estes novos costumes do consumidor, comece a preparar algumas ações para despertar o interesse deles.

Expor os produtos de forma atrativa, usar o contraste de cores e manter em ordem a limpeza da banca, são ideias de arrumação que encantam e incentivam o cliente a comprar.

Por que organizar o supermercado é tão importante?

A experiência do cliente é determinante para as vendas de qualquer produto. Com as frutas e verduras isso não é diferente. Se a exposição for ruim e as necessidades do cliente não forem atendidas, ele vai embora

Agora, se o visual for atraente, gera interação, e for convidativo, vai fazer com que o comprador fique no seu supermercado por mais tempo, e saia satisfeito podendo recomendar seu estabelecimento pra todo mundo.

Lembre-se de que a qualidade dos produtos não é mais um diferencial, mas sim uma obrigatoriedade. A concorrência está grande e o que faz a diferença é a boa impressão que o cliente tem no seu supermercado.

Com essa questão esclarecida, podemos retomar ao nosso objetivo inicial deste artigo, que é orientar você sobre as melhores práticas na exposição de frutas e verduras na seção de hortifruti.

Comece melhorando a maneira que o consumidor vê a seção de hortifruti

São várias as ações que podem ser feitas para tornar a circulação dos clientes dentro do supermercado mais agradável.

Mas como estamos falando de seção de hortifruti, vale destacar que não é só o preço que vai fazer você aumentar as vendas deste tipo de produto. Muitos consumidores já estão dispostos a pagarem mais só pelo fato de encontrarem um ambiente limpo, organizado e, principalmente, com produtos frescos de boa qualidade..

O bom nisso tudo é que, quando organização e preço estão combinados , as chances de fazer com que o cliente encha o carrinho é algo que acontecerá naturalmente.

Na prática, isso exige que alguns fatores estejam presentes na arrumação da seção de hortifruti. Separamos os principais pra você analisar, logo abaixo:

Cuide com o empilhamento de frutas e legumes

Muito cuidado com o empilhamento excessivo. Mantenha-se atento às características de cada item para não machucá-los. Lembre-se que as pessoas costumam escolher frutas e verduras pela boa aparência.

Além disso, para reduzir as perdas, adeque suas compras com o volume de suas vendas.

Lembre-se de que você está lidando com produtos de alto-giro, então, irá precisar de uma boa equipe para manter em dia a organização e a limpeza da banca.

Use as cores do hortifruti a seu favor

O colorido da seção de hortifruti é um dos pontos de maior impacto nas vendas. Afinal, as pessoas compram com os olhos, e é por meio dos sentidos que elas criam a sua percepção de qualidade.

Quantas vezes você viu um cliente apertando, cheirando ou verificando a cor de uma fruta ou legume para saber se está maduro, fresco ou apetitoso?

Explore bem as cores do hortifruti, alternando as para que não se repitam uma ao lado da outra.

Em dia de feira a arrumação deve ser diferente

O tradicional “Dia da Feira” já é uma prática bem comum nos supermercados. Mas para se destacar em meio a tanta concorrência, é preciso saber como tornar o seu estabelecimento uma referência para os consumidores.

Organizar frutas e verduras de acordo com a classificação de cada item ajuda na arrumação e na conservação das mercadorias. Assim, itens mais delicados e macios, como morangos e uvas, podem estar mais próximos. Enquanto que frutas com o casco mais resistente, como coco e melão, podem estar em um outro espaço.

É importante destacar que em dia de feira a seção de hortifruti deve ser organizado para dar destaque aos produtos que estão em evidência.

Por exemplo, se a cebola está com uma promoção fora do normal, você pode criar uma ilha destacando-a na entrada do hortifruti, sinalizando a oferta. Também pode colocar itens complementares, como tomate e pimentão, próximos a ela, estimulando a compra de itens que não estejam na promoção.

Promover degustações estratégicas também é uma ideia interessante. Em dias em que o calor está insuportável, ofereça a degustação de melancia fresquinha para despertar o estímulo que faltava para o cliente levar a fruta pra casa.

Ajuda bônus para você otimizar a seção de hortifruti

Para gerar interação com o cliente, não esqueça de cuidar da comunicação desse ambiente.

Além de expôr os produtos de forma organizada e deixar os preços bem legíveis, pense em mostrar pro cliente os benefícios que o consumo de frutas e verduras trás para a saúde.

Comece apresentando os valores nutricionais e funcionais que o produto tem. Também vale oferecer receitas e dicas de utilização.

Não esqueça dos orgânicos

E pra finalizar, reserve um espaço especial para os produtos orgânicos. Além de muito saudáveis, eles podem ter um valor comercial mais elevado.

Já existem estudos apontando que 15% da população já consome produtos 100% orgânicos, o que pode acrescentar uma renda extra pro seu supermercado.

Mas antes de comprar, procure se informar sobre as certificações exigidas pelos órgão competentes, para ter certeza de estar comprando de fornecedores que possuem o selo fornecido pelo Ministério da Agricultura.

Seguindo estas dicas, você tornará seu supermercado uma referência em produtos de qualidade e procedência.

Tagged under: