byprice
data 17 de agosto de 2018

O ponto de venda no varejo ainda é de grande importância. E tão importante quanto ele, são as divulgações de ofertas de produtos que são expostas.

Entenda os perigos de fazer uma divulgação de ofertas pouco consistente no seu supermercado e saiba quais caminhos tomar para torná-la mais eficaz!

Se você está investindo em promoções para alcançar melhores vendas, divulgar as ofertas certamente está nos seus planos.

Contudo, construir uma estratégia de marketing é uma tarefa bastante complexa, porém, muito importante.

Afinal, as promoções são artifícios poderosos para tornar um supermercado mais atrativo e rentável.

No entanto, para que as ofertas cumpram com seu propósito, é fundamental elaborar um planejamento adequado, fazendo com que a mensagem chegue facilmente aos consumidores.

Pensando nisso, decidimos reunir algumas dicas para ajudá-lo a criar essa estratégia de sucesso sem cometer erros. Continue a sua leitura para conhecer os perigos de uma divulgação de ofertas mal feita e o que fazer para vender mais e melhor!

Por que você precisa de atenção ao comunicar uma promoção?

Não há dúvidas de que o ponto de venda no varejo é um local de imenso valor, afinal, é ali que as coisas verdadeiramente acontecem.

Por meio de estratégias de preço, ações psicológicas, estudo de cores, e de posicionamento de produto, é possível estimular o consumidor a encher o carrinho, sem perceber que está fazendo isso.

Ou seja, por mais que o comprador tenha uma marca em mente, a decisão de compra acontece no PDV, onde o consumidor vai levar o produto que lhe soar mais vantajoso.

É nesse momento que ele pode decidir engordar a sua lista, levando outros itens que estiverem no seu campo de visão, além dos ítens que o motivaram ir ao supermercado.

Isso porque, ao circular pelos corredores aproveitando o seu passeio, o consumidor pode ser fisgado por uma promoção. Ou ainda, lembrar de algum outro item que estava precisando.

Como resultado, o supermercadista aumenta a sua rentabilidade e garante boas vendas.

Promoções mal feitas podem acabar com qualquer estratégia

Muitos supermercadistas fazem uma promoção atrás da outra, mas não se preocupam com o planejamento e a execução delas. O que pode levar toda a estratégia ao fracasso.

Afinal, acreditar que basta baixar os preços, achando que os clientes virão e o faturamento aumentará, é um grande equívoco.

Erros nesse processo, a falta de atratividade e de clareza na informação são verdadeiros problemas. Eles podem deixar o consumidor inseguro na hora da compra. E como você deve imaginar, na dúvida, é bem provável que ele saia da loja com o carrinho vazio.

Neste caso, as vendas podem baixar drasticamente e o lucro ir por água abaixo. Além disso, o supermercado pode ainda manchar a sua reputação, influenciado pelos equívocos cometidos.

Os caminhos para a divulgação de ofertas funcionar corretamente

Para evitar os problemas mencionados acima e fazer com que a divulgação de ofertas de fato  funcione, os supermercados precisam elevar a experiência de compra dos consumidores. Além disso, é importante fazer com que o comprador se sinta seguro. Sobretudo, perceba que está levando vantagem em termos de preço, conveniência e qualidade.

Para chegar lá existem muitos caminhos. Conheça algumas das práticas mais recomendadas:

  • Diminua o tempo que você gasta com atividades operacionais e foque naquilo que realmente importa: o planejamento e a execução da divulgação
  • Defina quem você quer atingir, levando em conta o perfil do consumidor e a região que a loja atua
  • Acompanhe as estratégias da concorrência, mas garanta que a sua promoção esteja condizente com a sua política de preços e rentabilidade
  • Ofertas em excesso poluem o ambiente e não são notadas, portanto defina estrategicamente o que merece destaque no seu supermercado
  • Tome cuidado com a localização dos cartazes, evitando posicioná-los fora do campo de visão do seu público alvo
  • Defina um tempo para a sua promoção e garanta que a oferta chegue ao consumidor sem atrasos
  • Crie mensagens objetivas, claras e relevantes em cartazes, banners e outros destaques para uma decisão de compra
  • Use belas imagens acompanhadas do preço para melhorar a percepção dos consumidores à oferta
  • Acrescente informações adicionais aos materiais de divulgação, dando dicas de combinação de alimentos, receitas, etc, para melhorar a experiência de compra dos clientes
  • Aproveite os períodos sazonais para estimular as compras com promoções temáticas
  • Faça o cliente acreditar que está levando mais por menos, caprichando na estratégia com a ajuda da psicologia dos preços.

Criação de cartazes

Para concluir

Não tem como fugir: sem uma divulgação atrativa e planejada não há sucesso na oferta. Contudo, você pode simplificar e melhorar ainda mais os resultados na exposição promocional da sua loja.

Para isso você tem a tecnologia a seu favor. Utilize-a para criar e imprimir campanhas inteiras no próprio estabelecimento, de forma ágil e sem criar dependências com cartazistas contratados.

E é isso que você tem usando o ByPrice. Com ele você automatiza o que é burocrático, reduz os custos e melhora a divulgação de ofertas na sua loja.