Layout de supermercado: 10 ideias de planejamento e organização

layout de supermercado

Um ambiente bem organizado atrai mais a atenção do seu consumidor em potencial. Entender as características do seu público e saber como utilizar isso no seu planejamento é fundamental para aumentar as vendas.

Você já deve ter ouvido falar da frase “A primeira impressão é a que fica“. Quando falamos de vendas essa frase se encaixa perfeitamente. O ambiente é o primeiro fator a ser percebido pelo seu potencial cliente, por isso nós separamos algumas dicas para layout de supermercado.

Existem diversas estratégias de vendas e com a transformação do consumidor, o varejo descobriu que mudar, aumentar ou diminuir departamentos se tornou uma forma de garantir mais vendas.

Hoje em dia, a disposição dos produtos é mais que uma ferramenta de venda, virou uma estratégia importante de comunicação.

O objetivo é maximizar o impulso de compra das pessoas. Ou você acha mesmo que os salgadinhos, chocolates refrigerantes entre outros estão ali por acaso? Que atire a primeira pedra quem nunca levou uma guloseima enquanto esperava na fila do caixa.

Se você ficou curioso continue lendo este artigo, hoje vamos conhecer algumas dicas para alavancar as suas vendas através do layout da sua loja.

Existem formas de organizar o layout de supermercado?

Com certeza o seu objetivo é alcançar as vendas e para que isso seja possível, observe o comportamento dos clientes.

Comece encontrando a faixa etária do seu público alvo, bem como nível de educação, poder de compra, e estilo de vida dele.

O consumidor hoje, está com uma vida mais corrida e não deseja perder tempo escolhendo produtos. Uma alternativa bastante utilizada pelo varejo é posicionar os produtos estrategicamente nos níveis das gôndolas.

Confira algumas dicas de posicionamento de mercadorias para começar a aplicar nos corredores de sua loja.

Acima da cabeça

Muitas pessoas vão deixar de olhar nessa posição. Coloque aqui os produtos que possuem uma menor procura. Estes produtos geralmente não vendem muito bem, mas existem públicos específicos pra eles.

Altura dos olhos

Conhecido como área nobre, visto como o nível que mais aumenta as vendas dos produtos. Pois, é a primeira parte que será percebida pelo seu cliente.

Como este é o ponto de maior visibilidade, as compras por impulso são maiores, por isso, foque nesta área organizando os produtos que você atinge o maior nível de lucratividade.

Quando o consumidor está com pressa, seu subconsciente não permite que ele faça uma procura mais detalhada por produtos similares, portanto, os produtos nesta linha de visibilidade tendem a se mostrarem mais “desejados” pelo cérebro humano, independente do preço.

Mas atenção! Não faça desta estratégia uma forma de querer ganhar mais do que o normal com estes produtos. O lucro nem sempre está vinculado ao preço alto.

Abaixo da cintura

Assim como os produtos localizados acima da cabeça, este local é destinado a produtos não tão lucrativos.

Mas existe uma diferença neste posicionamento inferior em relação ao superior.

Aqui você pode colocar os produtos essenciais e com lucratividades menores. Isso porque as pessoas precisam desses produtos e não vão deixar de procurar por eles nos corredores.

Dicas extras para o layout de supermercados

Uma outra alternativa para esta estratégia é posicionar os produtos de acordo com a data de validade dos produtos.

Se um mesmo produto irá ocupar a gôndola inteira, separe eles por data de validade, colocando os que tem data de vencimento mais prolongada nos locais fora da linha da visão.

As pessoas podem até tentar localizar o produto com data de validade mais longa, porém, na grande maioria dos casos, as pessoas não se atentam muito a isso, por questões de preço, marca, etc.

Estratégias para planejamento e organização do supermercado

Além da organização dos produtos no layout de supermercado, fique atendo há algumas estratégias que podem fazer diferença nas suas vendas.

Datas sazonais

Aproveitar essas datas para otimizar o ambiente do seu negócio é essencial. Decorar o seu supermercado chamará a atenção dos seus clientes para os produtos.

Utilize a vantagem da comunicação visual e tente promover o maior número de produtos possíveis nestas datas.

Um exemplo claro disso é a Páscoa, onde os ovos de páscoa são expostos em forma de túneis nos corredores. Isso chama a atenção e influencia na compra por impulso.

Guloseimas para as Crianças

As crianças adoram ir ao supermercado com os pais e pedem que comprem os produtos que querem, como doces e salgadinhos.

Por isso, procure posicionar esse tipo de produto no campo de visão da criança e não dos pais. Se preocupe também em colocá-los em um local onde elas alcancem.

Iluminação estratégica para produtos serem encontrados

Além de clarear a loja, a escolha do esquema de iluminação de uma loja deve ser feito de acordo com a sua identidade, além de ter como objetivo criar uma atmosfera que agrade o público.

A iluminação deve ser utilizada para destacar produtos ou grupo de produtos, seja internamente ou nas vitrines.

As gôndolas iluminadas devem ser utilizadas no layout de supermercado pois podem servir de apoio na venda de produtos localizados mais ao fundo da loja, e que podem ser visualizados a distância.

Cores de acordo com a preferência do consumidor

Parece ser brincadeira, mas as cores podem influenciar muito na escolha de compra. Elas estimulam a aumentar os gastos, inconscientemente.

Por isso fique atendo! As cores vibrantes e quentes são indicadas para supermercados que atendem a classe média, porque ampliam a ideia do promocional.

Já os tons pastéis são sugeridos para os supermercados de classe média/alta, dando a sensação de qualidade, diferencial e sofisticação.

Mas, certifique-se de que a região onde seu supermercado está instalado é voltada para o tipo de consumidor que você quer atingir.

Você pode ter várias lojas, em bairros diferentes da cidade, mas os consumidores de cada região têm comportamentos e culturas diferentes.

Mudança no posicionamento para testar o layout de supermercado

Muitos supermercados mudam os produtos e setores de lugar, de tempos em tempos.

Esta prática é bem comum e aceitável para testar o layout de supermercado, pois você pode medir o desempenho de venda dos produtos em diferentes lugares da loja para saber em qual corredor ele pode vender mais.

Mas fique atento na hora de realizar estas mudanças.

Mudar as seções de lugar, pode causar desconforto para o consumidor. Para evitar o problema, é preciso sinalizar de maneira clara a nova localização.

Comunicação das promoções com cartazes

Por fim, vamos falar da divulgação de produtos em promoção.

Você provavelmente já faz um tablóide com os produtos em promoção e distribui no bairro e entre os clientes que visitam sua loja.

Mas todos estes produtos estão expostos com alguma identificação da promoção?

Pois é, geralmente os supermercadistas ficam frustrados por não conseguirem exibir todos os cartazes que gostariam.

São vários os fatores que comprometem isso: mão de obra limitada, falta de estratégia, planejamento, etc.

Pense em soluções rápidas. Se você tem 200 produtos no tablóide de ofertas, eles precisam estar visivelmente expostos e sinalizados no interior da loja.

Temos certeza de que com estas dicas você poderá atualizar o layout do seu supermercado, de acordo com as tendências de mercado.

E se precisar…

Se você se convencer de que precisa otimizar o processo de gestão de ofertas dentro do seu supermercado, venha conhecer o nosso sistema, que tem como objetivo ajudar lojistas a vender mais e economizar com produção de cartazes.

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