Quanto o seu supermercado perde com a comunicação visual mal feita?

comunicação visual

Uma boa comunicação visual nos anúncios do supermercado além de garantirem que a mensagem esteja clara e direta para o consumidor, ela também influencia diretamente no lucro das vendas.

A comunicação visual do seu supermercado contribui para atrair e reter consumidores. Mas será que você está sabendo aproveitá-la da melhor maneira?

Quem está acostumado com o universo varejista sabe que enquanto algumas mercadorias são adquiridas por impulso, outras a compra é mais planejada.

Em todos os casos, o sucesso nestas dinâmicas vai depender, principalmente, do nível de profissionalismo com que a comunicação visual é trabalhada no ponto de venda.

Do contrário, toda a estratégia de venda pode ir por água abaixo.

Afinal, quando o layout não é bem trabalhado, surgem dificuldades na visualização das mercadorias, as compras não são estimuladas, e não se agrega valor aos produtos.

Contudo, criar uma comunicação visual que preencha todos esses requisitos é um desafio para muitos supermercadistas.

Será que este é o seu caso? Ou será que você tem conseguido criar uma ambientação que envolva os clientes, induzindo-os às compras? É o que vamos descobrir agora!

Por que a comunicação visual é importante?

Todas as atividades realizadas no ponto de venda estão tornando os supermercados locais cada vez mais interativos.

Isso tudo, com o intuito de estimular sensações no consumidor que resultem em vendas e no melhor relacionamento da loja com a comunidade.

A comunicação visual é um atributo que não foge a essa regra. Afinal, o layout influencia de forma significativa na experiência do cliente.

Além disso, ajuda a reforçar a imagem da identidade da empresa. Assim, independente do local que o cliente estiver, ao identificar a marca, o layout ou a cor predominante do negócio, logo lhe virá à mente a imagem desse estabelecimento.

Quais são os riscos de negligenciar essa estratégia?

Criar uma comunicação visual eficaz agrega valor e faz com que as empresas permaneçam na lembrança dos seus consumidores.

Ora, não trabalhar este recurso adequadamente fará com que o supermercado não desfrute desses benefícios. Mas, fique atento, porque as perdas podem ser bastante significativas!

Risco 1: O supermercado não marca presença

Ter uma marca que não é lembrada facilmente pelos consumidores pode trazer muitos prejuízos financeiros.

Isso porque, há menores chances do cliente procurá-la para adquirir seus produtos.

E perder um cliente para a concorrência é, sem dúvida, algo que ninguém quer, não é mesmo?

Risco 2: A loja transmite desorganização e ineficiência

Não é de hoje que os consumidores mudaram o seu comportamento de compra. Eles trocam de marcas mais facilmente e buscam novidades em suas compras.

Se o ambiente não propuser uma boa experiência, ou seja, tiver um visual desagradável ou poluído, toda a estratégia de divulgação perde impacto.

Além disso, você provavelmente vai gerar mensagens duvidosas, confusas e sem nexo, o que é um grande problema. Afinal, consumidor na dúvida, não compra!

Risco 3: Gera dificuldades para o cliente localizar os produtos

É no ponto de venda que o consumidor substitui marcas, compra novidades, experimenta novas versões e rejeita embalagens.

Por tudo isso, deve existir uma grande preocupação quando a comunicação visual não é trabalhada da forma correta.

É bem provável que se o consumidor encontrar dificuldades para encontrar o que deseja, ele saia da loja com o carrinho vazio.

Risco 4: Não se conecta com o seu público

A comunicação visual tem grande influência quando a questão é atrair e fidelizar os consumidores.

Afinal, ela é a forma como você se comunica com o seu público, mostra a ênfase que você dá a um preço (ou a uma qualidade), e determina como você expõe as suas mensagens. É a comunicação visual quem dará o tom no seu relacionamento.

É isso que vai realçar a sua empresa e fazer com que ela conquiste não apenas a preferência, como também o coração dessas pessoas.

Risco 5: O supermercado perde em vendas

Mercadoria nenhuma, por melhor que seja, vende bem se não for promovida da forma correta.

Quando não há estímulos, o cliente dificilmente gastará mais do que o necessário. E ainda ficará mais sensível ao preço. Isso porque o nosso instinto natural é comprar aquilo que é mais barato.

O impulso por comprar é aguçado quando se tem contato visual com a oferta. Mesmo o preço não sendo competitivo, a tendência é que nossa atenção fique concentrada no destaque dado para a promoção.

Portanto, com uma comunicação visual mal feita, além de deixar de vender, você perde com o lucro que deixa de ganhar.

Criação de cartazes

Considerações finais

Se você chegou até aqui, provavelmente, já consegue avaliar se as suas estratégias de comunicação estão no caminho certo.

Assim como já deve estar ciente de que uma comunicação visual mal feita pode te trazer muitos prejuízos.

O bom é que você tem inúmeras maneiras para não cair nestas armadilhas. E muitas destas estratégias você pode conferir navegando pelos conteúdos do nosso blog.

Ainda assim, você pode querer uma ajuda mais personalizada. Para isso, você pode contar com o ByPrice. Teste grátis por 15 dias e comprove!

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