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Final de ano é hora de pensar em como vender mais no Natal

Dicas para vender mais no Natal

O aquecimento do mercado por conta das festas natalinas está chegando e sua loja já deve estar se preparando para atrair os clientes e vender mais, certo? Então vem com a gente e aplique estas dicas para vender mais no Natal.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que a data movimentará cerca de R$ 34,7 bilhões no varejo.

Este número representa um avanço de 4,8% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Considerada como a principal data comemorativa e a que mais movimenta as vendas no setor, é importante que a sua loja e a sua equipe iniciem as estratégias de vendas para o Natal.

Afinal, a concorrência é grande. Vai vender mais no Natal aquele que estiver bem preparado para conquistar os consumidores.

Ainda dá tempo de planejar

Por mais que já estamos em novembro, um planejamento rápido vai ajudar você a investir certo no canal certo. Alguns pontos importantes para avaliar são: escolha quais meios de comunicação fará sua divulgação, defina a oferta de promoções, ajuste o seu  fluxo de caixa, aponte as formas de recebimento, como serão as entregas, customize as embalagens, etc. O planejamento fará toda a diferença para encantar o consumidor e driblar a concorrência.

Crie campanhas com foco em vender mais no Natal

Para que seus clientes saibam que sua empresa está preparando novidades, faça uma boa campanha durante todo o período. Além de memorizar suas ofertas, ações deste tipo atraem mais pessoas parta sua loja. O consumidor é o fator mais importante para que a data traga o lucro esperado.

Para despertar o interesse, crie campanhas relâmpago, faça sorteios e aplique descontos superiores ao normal do mercado. Tenha sempre em mente que o consumidor tem acesso fácil à concorrência. Por isso, usar o apelo do preço baixo para chamar a atenção dele é fator decisivo na decisão de compra. Mas cuidado para não oferecer mais desconto do que seu bolso pode oferecer.

Portanto, esteja certo de que a sua loja oferece as melhores condições – dentro do seu planejamento – e assim perceberá o aumento das vendas.

Treine e motive a sua equipe

Mesmo que sua loja não contrate funcionários temporários, uma equipe bem preparada, treinada e motivada fará toda a diferença. Explique detalhadamente a campanha, explique como efetuar a abordagem do seu público, e aponte que tipo de consumidor os vendedores podem esperar.

A data é para presentear outras pessoas, é normal que surjam dúvidas sobre o gosto do presenteado.

Investir em treinamento da equipe para ajudar na escolha do presente, com a garantia da troca, são diferenciais que a sua loja precisa ter.

Organize os seus produtos e preços

A data favorece a troca de presentes. As pessoas costumam comprar mais itens, porém, buscam por preços menores, diferentemente de datas como o dia dos pais ou das mães, onde os investimentos são maiores.

Por isso, oferecer produtos de diversos tipos e variadas faixas de preços é uma maneira de reter clientes.

No varejo o tempo é precioso e desperdiça-lo com um estoque mal organizado é inadmissível. Por isso, esteja preparado! Para evitar transtornos, tenha variações de produtos em seu estoque.

Personalize sua loja

Customizar sua loja no Natal é um meio de chamar a atenção das pessoas que passam. Isso aumenta as chances de vendas.

Entre no espírito do Natal, alterando o layout da sua loja, com cartazes e cores Natalinas. Quando você decora a sua loja de forma criativa, estará aguçando a curiosidade das pessoas. Mas lembre-se de manter o ambiente agradável, sem poluição visual.

Amplie o seu horário de funcionamento

Ter um horário diferenciado nesta época é fundamental. Muitas pessoas deixam as compras para o final do dia ou final de semana.

Olhe esta oportunidade de abrir sua loja em horários ampliados como um investimento que trará retornos nas suas vendas.

Vá além… Seja criativo no universo online

Além dessas dicas, existem outras estratégias que podem ser utilizadas. As ações fora do ponto de venda também podem alavancar as vendas.

Redes sociais, e-mail marketing e outras formas de contato com clientes já cadastrados pode levá-los até sua loja.

Invista em mídia digital. Dessa forma, você consegue montar uma campanha de divulgação que pode atrair muitos clientes, com custos reduzidos.

Faça isso sempre que puder

Lembre-se de que nenhuma das dicas acima são investimentos que trazem retornos somente no Natal. Um cliente que se sente satisfeito acaba voltando e até indica para outras pessoas.

Portanto, seja criativo o ano inteiro e invista constantemente em marketing. No varejo isso é um grande diferencial.

Agora que você já tem algumas das principais dicas para vender mais no Natal, não perca mais tempo e comece ainda hoje com o seu planejamento.